Em até 10x s/ juros ou 6% de desconto pagando no Pix – SAIBA MAIS

Diferença entre Moedor e Picador de carne?

Se você chegou até esse artigo, provavelmente se deparou com esses dois nomes relacionados, pelo menos a primeira vista, ao mesmo tipo de máquina. Principalmente se você procura uma máquina para uso profissional, ou seja, já possui uma casa de carnes ou está procurando equipamentos e conteúdo sobre como abrir uma casa de carnes (ou açougue).

Mas, afinal, qual é o nome correto: “moedor” ou “picador” de carne?

Então fique tranquilo, depois de ler totalmente esse artigo essa dúvida não te assombrará mais.

 

Os significados

Primeiro vamos entender o significado de cada palavra para compreender o porquê dos nomes picar e moer e a qual sentido estão relacionados.

Importante: Esse artigo se destina para pessoas que desejam entender o porquê dos nomes das máquinas que processam carne e o objetivo de cada uma delas. E quando referi-las utilizar o nome técnico correto, se assim preferirem.

De acordo com o dicionário on-line dicio.com.br, no âmbito relacionado a comercialização de carnes e máquinas, vejas os significado abaixo:

 

 Moer:

Significado: Sujeitar a uma prensa para extrair o sumo, mastigar, moer com pancadas.

No geral: Podemos perceber que a palavra moer, está mais relacionado a amassar algo ao ponto de reduzir em alguns pedaços, talvez não separados um do outro completamente.

Maquinário & Utilização: os moedores de carne, na maioria dos casos, possuem o foco para uma moagem não a nível profissional, ou seja, uso doméstico. Geralmente, as pessoas compram esses tipos de moedores para produzir sua própria carne moída para almoços, jantares e para confeccionar alguns tipos de receitas que necessitam de carne moída.

 

 Picar:

Significado: Cortar em pequenos pedaços, reduzir a fragmentos.

No geral: podemos perceber que a palavra picar, como ela própria sugere, está relacionado a cortar algo e deixá-lo em pedaços, não especificando exatamente seu tamanho, podendo ser pedaços grandes, pequenos ou miúdos.

Maquinário & Utilização: os picadores de carne possuem foco para empresas de pequeno, médio e grande porte, no ramo de comercialização de carnes em geral. Normalmente os picadores são preparados para produção em larga escala.

Na maioria dos casos, os picadores de carne possuem discos indicados para cada tipo de moagem de carne e recomendado para cada tipo de carne.

Para se decidir entre um picador e um moedor, é aconselhado que sua escolha esteja embasada em fatores como:

  • Primeiro de tudo analisar, se o nome relacionado à máquina está realmente representando a máquina (geralmente o nome correto está nas informações gerais do equipamento);
  • Quantidade de carne que será moída por dia ou até mesmo por hora;
  • A qualidade da moagem que será entregue para seus clientes;
  • Qual o tipo de carne que será passada na máquina;
  • Qual é o tipo de produto que será fabricado a partir desta máquina;
  • Entre outros fatores.

 

Moedor um nome mais popular

O termo “moer carne” é algo mais popular, aderido pela população (clientes), quando vão a um açougue ou casa de carne, e solicitam que um pedaço de carne seja picado em minúsculos pedaços através de um “picador de carne”.

 

Analisando sites que possuem estes equipamentos

Foi possível perceber que em sites populares que possuem equipamentos com o foco e uso doméstico, nomeiam as máquinas como “moedores de carnes”, mas na verdade estão se referindo a picadores como é possível constatar nos prints abaixo:

Porém na descrição:

Já as indústrias e grandes empresas fornecedoras desses equipamentos, os nomeiam de “picadores de carne”.

 

Percebe-se também que a maioria das pessoas que procuram no Google o termo “moedor de carne” estão em busca de equipamentos domésticos, já “picador de carnes” estão em busca de abrir o seu próprio negócio ou procuram um novo equipamento para o seu negócio atual. Claro que há empreendedores que se referem ao picador de carnes como moedor por hábito.

 

Resumo: Diferença entre Moedor e Picador

O termo “moedor de carne” é comumente usado por pessoas que querem algo para seu lar, ou seja, mais doméstico. Por hábito, profissionais também utilizam esse termo, tecnicamente, incorreto.

O termo “picador de carne” é utilizado por pessoas que são (ou querem ser) donas de seu próprio negócio ou, ainda, precisam de um equipamento com uma capacidade produtiva, potência e resistência maior.

Em resumo, conforme o Google Search nos mostra na maioria dos casos:

  • Moedor de Carne: foco mais doméstico;
  • Picador de Carne: foco uso profissional.

 

 

Gostou do artigo?
Deixe sua opinião nos comentários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *